Denzel Washington, filho de um pastor e de uma esteticista, recebeu seu primeiro nome em homenagem ao médico que o trouxe ao mundo. Enquanto estudava Jornalismo na Universidade de Fordham, ele descobriu sua paixão pela atuação ao participar de produções teatrais estudantis. Após se formar, Denzel passou um ano estudando no “American Conservatory Theater” em São Francisco antes de iniciar sua carreira como ator.
Continua após a publicidade
Sua estreia profissional ocorreu em uma peça chamada “Wings of the Morning” em St. Mary’s, Maryland. Em seguida, ele começou a buscar oportunidades na televisão e no cinema, conseguindo seu primeiro papel na TV em “Wilma” (1977) e, quatro anos depois, estrelando no cinema com a comédia “A Cara do Pai” (1981), ao lado de George Segal.
Desafios Iniciais na Carreira de Denzel Washington
Durante os anos 1980, Denzel trabalhou em diversos filmes e ganhou reconhecimento ao interpretar o Dr. Philip Chandler na série médica “St. Elsewhere” (1982-1987). Sua grande consagração veio em 1989 com o filme “Tempo de Glória“, onde ele interpretou o Soldado Trip, conquistando o Globo de Ouro e o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.
Na década de 1990, Denzel recebeu aclamação crítica por suas performances no cinema, sendo indicado ao Oscar de Melhor Ator por seus papéis em “Malcolm X” (1992) e “Hurricane – O Furacão” (1999), vencendo o Globo de Ouro pela última interpretação.
Em 2001, ele ganhou seu primeiro Oscar de Melhor Ator por “Dia de Treinamento“. Mais tarde, em 2002, estreou como diretor com “Voltando a Viver”, seguido por outros filmes dirigidos por ele, como “O Grande Desafio” (2007) e “Um Limite Entre Nós” (2016).
Continua após a publicidade
Ao longo dos anos 2000, Denzel estrelou uma série de sucessos como “Por um Triz” (2003), “Chamas da Vingança” (2004), “O Plano Perfeito” (2006), “Déjà Vu” (2006), “O Gângster” (2007) e “O Sequestro do Metrô 123” (2009). Na década seguinte, ele continuou a se destacar em filmes como “O Livro de Eli” (2010), “Protegendo o Inimigo” (2012) e “Incontrolável” (2010).
Em 2016, Denzel dirigiu, produziu e estrelou “Um Limite Entre Nós“, ao lado de Viola Davis, o que lhe rendeu outra indicação ao Globo de Ouro e ao Oscar de Melhor Ator.
Nos anos seguintes, ele dirigiu apenas um filme, “A Journal for Jordan” (2021), mas atuou em diversos, incluindo “O Protetor 2” (2018), “Os Pequenos Vestígios” (2021) e “The Tragedy of Macbeth” (2021), que lhe garantiu uma indicação ao Globo de Ouro pelo papel principal.
O Protetor 3: Último Lançamento com Denzel Washington
O Protetor 3″ é um filme de ação lançado em 2014, dirigido por Antoine Fuqua e estrelado por Denzel Washington. Este é o terceiro filme da franquia, seguindo “O Protetor” (2014) e “O Protetor 2” (2018). O enredo gira em torno de Robert McCall, interpretado por Washington, um ex-agente do governo com um conjunto único de habilidades que o levam a buscar justiça para os oprimidos e desfavorecidos.
No terceiro filme, McCall se encontra mais uma vez em uma missão perigosa e pessoal quando sua amiga é assassinada, levando-o a mergulhar no submundo do crime organizado em busca de vingança. Com uma mistura de suspense, ação intensa e a performance cativante de Denzel Washington, “O Protetor 3” promete manter os espectadores à beira de seus assentos do início ao fim.
Leia Também: Sylvester Stallone: A Saga de um Ícone do Cinema de Ação