Sylvester Stallone é um ator, produtor, diretor e roteirista estadunidense que alcançou o sucesso na carreira após estrelar “The Lords of Flatbush” em 1974, após anos tentando sobreviver como ator. Stallone nasceu no bairro de Hell’s Kitchen, em Nova York, filho de um cabeleireiro e uma dançarina que promovia boxe para mulheres. Seu irmão mais novo, Frank Stallone, é ator e músico.
Continua após a publicidade
Durante o complicado parto de Sylvester, os obstetras presentes foram forçados a usar dois fórceps para retirá-lo de sua mãe. O uso inadequado desses fórceps resultou em paralisia do lado esquerdo do rosto de Sylvester, após cortar acidentalmente um nervo. Como resultado, parte de sua língua, boca e queixo foram afetados, o que resultou em sua característica proeminente de falar “arrastado” e um rosto que parece estar sempre rosnando. Devido à paralisia, Stallone sofreu bullying desde a infância, algo que ele superou se dedicando ao fisiculturismo e à atuação.
Desafios Iniciais na Carreira de Sylvester Stallone
Seu primeiro filme foi em 1968, em “That Nice Boy” (também conhecido como “The Square Root“), onde teve uma pequena participação na tela. Um ano depois, seu primeiro papel principal foi no filme pornográfico softcore “The Party at Kitty and Stud’s“. Stallone também atuou na peça teatral off-Broadway chamada “Score”, que foi adaptada para o cinema em 1974.
Continua após a publicidade
Com dificuldades na atuação e quase desistindo de sua carreira, Stallone trabalhava como figurante, tentando conseguir papéis em “O Poderoso Chefão” (1972), mas não conseguiu o papel, e em um filme com Barbra Streisand, “Essa Pequena é uma Parada“, onde sua atuação foi imperceptível.
Stallone estava atuando em uma peça quando um agente de talentos o viu e o considerou perfeito para o papel principal em “The Lords of Flatbush“. Seu primeiro papel principal, no entanto, foi em “No Place to Hide”, que mais tarde foi renomeado para “Rebel”, e anos depois, passou por mais intervenções, ganhando o nome de “A Man Called…Rainbo”.
Era dos Filmes de Ação nos Anos 80
Durante esse período, Stallone atuou em outros filmes que não tiveram muito sucesso. Foi somente em 1976 que ele ganhou reconhecimento mundial ao estrelar o filme de luta “Rocky“. O filme foi um grande sucesso, tanto de público quanto de crítica, rendendo a Stallone duas indicações ao Oscar, uma para Melhor Ator e outra para Melhor Roteiro Original, já que ele escreveu o roteiro completo do filme. “Rocky” acabou ganhando os Oscars de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Edição.
Stallone fez sua estreia como diretor em 1978 com o filme “A Taberna do Inferno“, onde também atuou como um dos três irmãos protagonistas. Naquele mesmo ano, ele estrelou o filme “F.I.S.T.”. Um ano depois, Stallone escreveu e dirigiu a sequência de “Rocky”, continuando a fazer sucesso com o público.
Em 1979, contracenou com Michael Caine e o jogador brasileiro de futebol Pelé no filme “Fuga para a Vitória“. No mesmo ano, estrelou o thriller “Nighthawks”. Dois anos depois, protagonizou outro sucesso, interpretando Rambo, o veterano da Guerra do Vietnã, em “Rambo – Programado para Matar”. O filme foi aclamado pela crítica por mostrar o lado humano do personagem, ao contrário do livro original que o inspirou. Mais tarde no mesmo ano, Stallone estrelou, dirigiu e roteirizou o terceiro filme de “Rocky”.
Em 1983, Stallone dirigiu a sequência de “Embalos de Sábado à Noite” (1977), chamada “Embalos de Sábado Continuam”, também com John Travolta. Este filme marcou a primeira vez que Stallone dirigiu sem atuar. Apesar das críticas, o filme foi um sucesso de público.
Ascensão com “Rocky” e Rambo
A década de 1980 foi marcada pelo grande número de filmes de ação estrelados por Stallone, embora ele tenha tentado ocasionalmente mudar de gênero, sem sucesso. Em 1985, Stallone reprisou seus papéis tanto em Rocky em “Rocky IV” quanto em Rambo em “Rambo 2 – A Missão”. No total, Stallone interpretou ambos os personagens em um total de 11 filmes.
A década de 1990 não foi tão boa para Stallone. Com o quinto filme de Rocky, que foi bastante criticado e mal recebido pelo público, a década começou difícil para ele. Seus filmes que dirigiu e estrelou não tiveram tanto sucesso crítico nem financeiro. Mas em 1993, o ator conseguiu dar a volta por cima com o filme “Risco Total”, que foi bem recebido pelo público. Apesar dos esforços, até 1997, Stallone quase perdeu sua fortuna com inúmeros trabalhos malsucedidos.
Em 1997, Stallone conseguiu retornar à popularidade ao estrelar ao lado de Ray Liotta e Robert De Niro no filme “Cop Land”, que foi um sucesso comercial e lhe rendeu um prêmio de Melhor Ator no Festival Internacional de Filmes de Estocolmo. No final da década, o ator dublou um personagem no filme “FormiguinhaZ”, que foi um sucesso doméstico.
Projetos Futuros e Legado de Stallone
Depois de três anos sem atuar em nenhuma produção, Stallone voltou com o sexto filme da franquia Rocky, chamado “Rocky Balboa“. Sua volta e o filme foram aclamados pela crítica e pelo público, revitalizando a franquia após o fracasso do quinto filme.
Em 2010, Stallone estrelou outro sucesso, o filme “Os Mercenários“, ao lado de outros astros de filmes de ação como Bruce Willis e Arnold Schwarzenegger. O filme foi um sucesso instantâneo, sendo considerado o filme de fim de semana com maior.
Leia Também: Assistir filmes em casa ou no cinema? Qual sua melhor escolha?